Ciberataques: 5 boas práticas para proteger sua empresa  

Com o aumento das ameaças cibernéticas, as empresas vêm percebendo como é essencial a adoção de medidas eficazes para proteger seus sistemas e informações contra possíveis ataques. Casos como o da empresa americana Colonial Pipeline, que em maio de 2021 sofreu um ataque de ransomware, servem de aviso dos riscos atrelados à falta de atenção à segurança digital. Na ocasião, a empresa teve seus sistemas bloqueados, resultando no desligamento de sua rede por vários dias. Como resultado, a Colonial Pipeline teve que pagar cerca de 4,4 milhões de dólares aos hackers para desbloquear seus sistemas e recuperar o controle de suas operações, sendo um dos casos de ransomware de maior prejuízo registrado da história.

Este incidente mostra como os ciberataques podem ter graves consequências financeiras e operacionais para uma empresa, e ressalta a importância de adotar medidas de segurança cibernética eficazes para proteger os sistemas e informações empresariais. Nesse artigo, apresentamos 5 boas práticas que sua empresa pode adotar para se proteger contra ciberataques:

1.Mantenha seus sistemas e software atualizados

Um sistema desatualizado pode ser um convite para hackers. Manter seus sistemas e software atualizados com as últimas correções de segurança é fundamental para manter sua rede segura e protegida contra vulnerabilidades conhecidas. Além disso, considere a implantação de um software antivírus e firewall confiável para proteger seus sistemas contra possíveis ameaças.

2.Use senhas fortes e crie políticas de senhas seguras

As senhas são a primeira linha de defesa contra hackers. Certifique-se de que suas senhas sejam fortes, incluam letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Além disso, crie políticas de senhas seguras que exijam a mudança periódica de senhas e limite as tentativas de acesso sem êxito. Certifique-se de que seus funcionários sigam rigorosamente as políticas de segurança de senha.

3.Realize backups regulares

Realizar backups regularmente é fundamental para proteger sua empresa contra perda de dados em caso de ciberataques. Certifique-se de que seus backups estejam armazenados em locais seguros e que você tenha um plano de recuperação de desastres em vigor. Considere a possibilidade de utilizar serviços de backup em nuvem para garantir maior segurança e praticidade.

4.Oriente seus funcionários sobre segurança cibernética

Os funcionários são o elo mais fraco na cadeia de segurança cibernética de uma empresa. Oriente seus funcionários sobre os riscos cibernéticos e as melhores práticas de segurança, como não clicar em links suspeitos ou abrir anexos de e-mails de remetentes desconhecidos. Além disso, incentive-os a denunciar atividades suspeitas o mais rápido possível.

5.Implemente controles de acesso

Restrinja o acesso a informações confidenciais apenas a funcionários que precisam delas para realizar suas funções. Além disso, certifique-se de que todos os dispositivos de armazenamento, como unidades USB, estejam criptografados e protegidos com senhas. Implemente controles de acesso apropriados para garantir que apenas os usuários autorizados tenham acesso aos dados importantes da empresa.

O uso de um software ERP (Enterprise Resource Planning) também pode ser uma solução eficaz para garantir maior segurança e proteção de dados para a sua empresa. Pensando nisso, a Axis oferece uma solução abrangente para as necessidades de negócios e segurança cibernética da sua empresa. Com recursos avançados de segurança, como autenticação de dois fatores, gerenciamento de senhas seguras e monitoramento de atividades de usuários, o Sage X3 é a escolha ideal para garantir a proteção de seus sistemas e dados. Além disso, o ERP oferece uma plataforma integrada que pode ajudar a simplificar as operações do negócio e melhorar a eficiência operacional. Venha conhecer nossos serviços e descobrir como o Sage X3 pode ajudar a proteger e impulsionar o crescimento da sua empresa.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *